Grupo Mapas Conceituais divulga calendário de seminários

Participe do VIII ciclo de seminários de pesquisa!

Clique aqui para conferir o calendário do VIII ciclo de seminários do grupo de pesquisa Mapas Conceituais.

Organizadores do VIII Ciclo de Seminários: Ronise Correa, Paulo Correia e João Xavier.

Os seminários são abertos ao público e objetivam a divulgação científica a partir da leitura e discussão de artigos internacionais de grande repercussão para a área de mapeamento conceitual.

A última edição do ciclo de seminários (VII Ciclo de Seminários) contou com nove apresentações envolvendo alunos de graduação, mestrandos e doutorandos do grupo além de convidados de outras instituições de pesquisa. Cada seminário é organizado e divulgado pelos doutorandos Ronise Correa e João Xavier e contam com uma apresentação de 45-60 minutos, seguido de uma rodada de perguntas e discussões. 

Nos últimos anos, os artigos tem abordado diferentes teorias de aprendizagem, instrução e cognição, metodologias inovadoras de coleta e análise de dados além de implicações para a educação e ensino de ciências. Na última edição, a pluralidade de temas e aplicações permitiram ao grupo e aos convidados:

  • entender o mapa conceitual como um aliado na busca por informações relevantes na internet;
  • conhecer um software capaz de avaliar automaticamente mapas conceituais produzidos por alunos;
  • estudar o efeito de diferentes tipos de feedback no desempenho dos alunos;
  • relacionar as medidas de movimento ocular durante a leitura de mapas conceituais com a aprendizagem; 
  • aprofundar discussões teóricas sobre as limitações da teoria da carga cognitiva;
  • refletir sobre as difundidas lendas da educação, tais como, os nativos digitais e os estilos de aprendizagem;
  • comparar a eficácia de mapas conceituais e elaboração de textos durante a recuperação de informação em um momento de estudo.
  • expandir a utilização dos mapas conceituais como representação de conhecimento, por exemplo, em assuntos complexos e aliados à análise do discurso do professor.
  • ampliar o conhecimento sobre diferentes ferramentas estatísticas.

Se interessou pelos temas? Venha fazer parte dessa discussão e contribua para expandir nossos conhecimentos.

2 Comments

  1. Os seminários oferecem momentos riquíssimos em que se discutem temas relevantes e muito atuais na pesquisa com mapas conceituais envolvendo aprendizagem.
    Eu adoro participar deles!

  2. Os seminários de pesquisa são fundamentais para oxigenar as ideias que temos sobre mapas conceituais, aprendizagem e ensino. Além disso, eles funcionam como uma forma de exposição de todos os membros do nosso grupo de pesquisa… sejam alunos de iniciação científica, sejam alunos de doutorado.
    Manteremos a tradição por mais um semestre e agradeço, desde já, a todos os apresentadores que se dispuseram a fazer as apresentações.

Comments are closed.