Grupo Mapas Conceituais promove seminários abertos ao público

Há quase 4 anos, o grupo discute artigos científicos da literatura internacional

O Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais organiza seminários para promover discussões sobre uso de mapas conceituais no ensino e teorias de aprendizagem.

Os seminários são baseados em artigos científicos e estão abertos para a participação do público em geral. Nesta última sexta-feira (30/10/2015), havia 11 participantes, dentre eles Leonardo Abreu e Vanessa Medeiros, alunos de graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (EACH/USP), que aproveitaram a oportunidade para aprender conceitos sobre a Teoria da Carga Cognitiva e o uso de Mapas Conceituais como ferramenta de recuperação de informações.

Os seminários ocorrem às sextas-feiras, quinzenalmente, das 13:30 às 16h. Para mais informações sobre a programação, clique aqui.

20151030_165034

Da esquerda para a direita: Allison, Joana, Paulo, Vanessa, Luciene, Anderson e Leonardo.

20151030_140627_HDR

Anderson apresentando o seminário.

 

20151030_155932

Momento da discussão após o seminário.

2 Comments

  1. Esse seminário foi proveitoso para o grupo e para os nossos convidados. A Vanessa e o Leonardo tiveram a chance de conhecer a nossa dinâmica de trabalho. Além disso, o Anderson apresentou um paper muito interessante que utiliza os mapas conceituais em atividades de aprendizagem baseadas na recuperação de informações. Nós precisamos pensar mais sobre a importância que a recuperação de informações (sem a consulta ao material de estudo) pode ter na promoção da aprendizagem significativa.

  2. Recomendo a todos que tenham a oportunidade de participar do seminários do grupo. É uma atividade ímpar pois permite que o público entre em contato com o que há de mais recente na área de mapeamento conceitual. Vale destacar que é uma grande oportunidade pois são poucos os grupos de pesquisa que oferecem a oportunidade de que o público possa conhecer o que está sendo feito por ele.

Comments are closed.