Mapas Conceituais como tema central do Workshop na USP – Ribeirão Preto

Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/Ribeirão recebe Joana Aguiar para workshop sobre mapas conceituais

WP_20151116_18_50_46_Pro

Joana no Workshop na USP , Ribeirão Preto.

Joana Aguiar ministrou o Workshop "Mapas Conceituais no processo de ensino-aprendizagem" na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, campus de Ribeirão Preto.

O evento ocorreu no 16 de novembro de 2015 e contou com a participação de docentes, alunos de pós-doutorado e doutorado. O objetivo do workshop foi capacitar os participantes para elaborar, colaborar e avaliar mapas conceituais, além de discutir a utilização dos mapas conceituais em sala de aula para potencializar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos.

Perguntas como "Por que precisamos mudar as dinâmicas de sala de aula?" e "O que são os mapas conceituais?" foram utilizados para abrir a apresentação, permitindo discussões mais específicas sobre as teorias que justificam o uso da técnica de mapeamento conceitual. Duas atividades de elaboração de mapas conceituais - individuais e colaborativos - aproximaram os participantes da prática sobre como fazer mapas. Para finalizar, houve uma sessão de perguntas e respostas para interagir com o público e conversar sobre: 
• O mapa conceitual como material de ensino – possibilidades de usos em sala de aula;
• O mapa conceitual como ferramenta de avaliação;
• Tarefas de elaboração de mapas conceituais – o papel do treinamento e das d mandas;
• Tarefas de elaboração de mapas conceituais – o planejamento das demandas;
• Avaliando os mapas conceituais produzidos pelos alunos;
• O modelo de conhecimento e a busca pela interdisciplinaridade curricular.

2 Comments

  1. Parabéns, Joana!! Gostei muito da forma como estruturou o workshop.
    Beijos!

  2. Percebo que o interesse de professores e alunos sobre o uso dos mapas conceituais vem aumentando nos últimos anos. Por isso, acho importante que os pesquisadores que estudam a técnica de mapeamento conceitual estejam prontos para disseminar o uso dos mapas conceituais. É importante fazer isso mostrando que há aspectos que precisam ser observados para que seja possível obter os dividendos descritos na literatura. Acho que o nosso grupo de pesquisa precisa ter ainda mais pessoas aptas para ministrar esse tipo de workshop, mesclando teoria e prática sobre os mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem.
    Parabenizo a Joana pelo workshop apresentado aos colegas da FCF da USP de Ribeirão Preto.

Comments are closed.