Seminários

XXI Ciclo de Seminários | Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem!

XXI Ciclo de Seminários | Como fazer avaliação diagnóstica usando mapas conceituais com erros

XXI Ciclo de Seminários | Por que definir a pergunta focal é importante?

XXI Ciclo de Seminários | Mapas conceituais e o conhecimento metacognitivo

XXI Ciclo de Seminários | Um novo olhar sobre a vida acadêmica

XXI Ciclo de Seminários | O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos?

XXI Ciclo de Seminários | Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual

XXI Ciclo de Seminários | Da representação à modelagem de conhecimento

XXI Ciclo de Seminários

XX Ciclo de Seminários | Mapas conceituais como material de ensino sobre modelos atômicos

XX Ciclo de Seminários | Por que vale a pena usar mapas conceituais?

XX Ciclo de Seminários | Identificando conexões disciplinares usando mapas conceituais

XX Ciclo de Seminários | Análise de vizinhança de mapas conceituais

XX Ciclo de Seminários | Como fazer bons mapas conceituais?

XX Ciclo de Seminários | Como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais

XX Ciclo de Seminários | Mapas conceituais como ferramenta de avaliação na sala de aula

Confira o certificado de participação do XX Ciclo de Seminários

Confirme o seu interesse até amanhã: ECQ 5720 Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais: Fundamentos, Desafios e Perspectivas

XX Ciclo de Seminários | Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares

Bate papo sobre a disciplina ECQ 5720 Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais: Fundamentos, Desafios e Perspectivas

XX Ciclo de Seminários

XIX Ciclo de Seminários | Paulo Correia, USP

XIX Ciclo de Seminários | Thalita Nascimento, USP

XIX Ciclo de Seminários | Ivan Capdeville Jr, ALMG

XIX Ciclo de Seminários | Keli Cristina Maurina, UTFPR

XIX Ciclo de Seminários | Izabela de Souza, USP

XIX Ciclo de Seminários | Thiago von Atzingen Bueno, UNASP

XIX Ciclo de Seminários | Stela Maris Aguiar Lemos, UFMG

XIX Ciclo de Seminários | Camilla Marangão, USP

XVIII Ciclo de Seminários | Joana Aguiar, UFF/RJ

XVIII Ciclo de Seminários | Jerson Romano Jr, Professor da SEE/SP

XVIII Ciclo de Seminários | Silvia Abensur, UNIFESP

XVIII Ciclo de Seminários | Luan Santos, UFPE

XVIII Ciclo de Seminários | Henri Leboeuf, IFPR

XVIII Ciclo de Seminários | Ivan Capdeville Jr, Escola do Legislativo/MG

XVIII Ciclo de Seminários | Marília Soares, USP

XVIII Ciclo de Seminários | Adailton Baleeiro, USP

XVII Ciclo de Seminários | Mineração de dados em ambientes de aprendizagem: criando alertas antecipados

Live #24 | Como eu crio mapas conceituais usando o CmapTools?

XVII Ciclo de Seminários | Aprendendo com os movimentos oculares dos professores

Live #23 ESPECIAL | A aprendizagem significativa do professor no planejamento do ensino com mapas – Evelyse Lemos

XVII Ciclo de Seminários | Sistema atencional, aprendizagem e mapas conceituais

Live #22 | Por que eu não consigo usar os mapas nas minhas aulas?

XVII Ciclo de Seminários | Atividades preparatórias e desempenho dos estudantes na sala de aula invertida

Live #21 ESPECIAL | Mapas conceituais e inteligência artificial: união improvável? – Alberto Cañas

XVII Ciclo de Seminários | Quais são as possíveis formas de usar mapas conceituais em atividades colaborativas?

Live #20 | Por que é importante revisar os mapas conceituais?

Bate papo #16 | Mapas e as aulas interdisciplinares | Professor Tiago Ribeiro

XVII Ciclo de Seminários | Avaliação formativa com mapas elaborados pelo professor: a devolutiva imediata

Live #19 ESPECIAL | Cursos remotos e a aprendizagem significativa – Romero Tavares

Bate papo #15 | Mapas e as pesquisas brasileiras | Professora Graziela de Souza

Live #18 | Como usar os mapas dos professores na sala de aula?

XVII Ciclo de Seminários | Conceitos portais: um ponto de atenção no caminho para a aprendizagem

Bate papo #14 | Mapas e as proposições dinâmicas | Professor Adriano Nardi

Live #17 ESPECIAL | Como usar os modelos de conhecimento? – Rodrigo Carvajal

XVII Ciclo de Seminários | Como os mapas conceituais podem ser utilizados para mediar entrevistas?

Bate papo #13 | Mapas e o conhecimento procedimental | Professor Eduardo Takahashi

Live #16 | É possível mapear qualquer tipo de conhecimento?

Live #15 | Por que os alunos tem dificuldades em fazer mapas?

Bate papo #12 | Mapas e a aprendizagem significativa | Professora Rejane Lira

Live #14 | Os mapas estimulam a colaboração?

Bate papo #11 | Avaliação usando mapas com erros | Professora Ronise Corrêa

Live #13 | Como os mapas se relacionam com a aprendizagem significativa?

Bate papo #10 | Mapas conceituais e os saberes populares | Professora Silvia Beber

Live #12 | Como avaliar a aprendizagem usando conceitos obrigatórios?

Bate papo #09 | Transformando textos didáticos em mapas conceituais | Professora Marianna Junqueira

Live #11 | Como identificar interfaces interdisciplinares com mapas?

Bate papo #08 | Mapas para deficientes visuais | Professora Sandra Cardinali

Mapeando a Química Geral

Live #10 | Onde estão os conceitos mais difíceis da sua disciplina?

Lançamento de volume especial sobre mapas conceituais | CEMeR

Live #09 | Como criar atividades para avaliar a aprendizagem?

Bate papo #07 | Mapas conceituais e neurociência | Professor Kleyfton Soares

Bate papo #06 | Mapas conceituais na matemática | Professor Luan Santos

Live #08 | Como mapear temas amplos?

Bate papo #05 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Ana Carolina

Live #07 | A tecnologia ajuda a incluir os mapas nas aulas?

Bate papo #04 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Melissa Dazzani

Live #06 | O que você quer saber? Qual é a sua dúvida?

Bate papo #03 | Conheça a equipe do Coursera | Professora Raíssa Ballego

Live #05 | Como ir além dos mapas conceituais descritivos?

Bate papo #02 | Conheça a equipe do Coursera | Professor Adailton Baleeiro

Live #04 | Um bom mapa conceitual deve apresentar quantos conceitos?

Live #03 | Como e quando usar a análise estrutural de mapas

Bate papo #01 | Conheça a equipe do Coursera | José Francisco

Live #02 | Como planejar a avaliação com mapas conceituais

Live #01 | Avaliação de mapas e avaliação com mapas

Lançamento do volume especial sobre mapas conceituais | CEMeR

Seminários 2021

Seminários 2020

Destaques